Como avaliar a utilização de locators nos testes automatizados de interface

O que vou aprender ao final desse post?
Abordagem para avaliar a qualidade dos locators utilizados nos seus testes automatizados de interface.

O post de hoje continua detalhando a proposta apresentada por Dave Haeffner para avaliar a qualidade de seus testes automatizados de interface. Hoje apresentaremos mais detalhes da parte 3 do vídeo voltada à seleção dos locators.

A análise da parte 1, que discute os aspectos mais gerais dos testes automatizados encontra-se disponível aqui, enquanto a parte 2 que aborda o padrão page objects está disponível no último post.

Antes de tudo, vamos definir  o que são os locators? Trata-se da forma pela qual conseguimos acessar/interagir com os elementos da interface. Alguns exemplos são: Id, Class , Xpath, CSS, Link Text, Tag Name, etc.

Haeffner inicia a terceira parte apontando alguns aspectos fundamentais ao escolher a forma de identificar os elementos na interface. Para ele, uma boa escolha parte do ponto que os locators devem ser:

  • Únicos (Identifica apenas um elemento na interface)
  • Descritivos (Seu nome é significativo e facilita o entendimento do código)
  • Improváveis de mudar

Seguindo essas 3 orientações, Dave recomenda iniciar sempre por Id e Class, devido ao fato que normalmente atendem melhor às orientações, além de terem melhor performance durante a execução.

Em seguida viriam CSS e XPath, como estratégia para localizar elementos que não possuam os anteriores ou em contextos de elementos dinâmicos.

Análise dos Locators:
*Cada locator recebe uma nota.

Nesse post em sua páginaHaeffner exemplifica parte da estratégia para seleção dos locators.

Ainda não assistiu o vídeo? O mesmo lhe ajudará a aprofundar seus conhecimentos nas 3 partes mencionadas e consequentemente ajudará a tornar seus testes mais confiáveis e fáceis de manter.

Continua interessado em mais exemplos relacionados a automação de testes de interface? Deixe um comentário indicando os tópicos e/ou dúvidas, que continuaremos a discussão. =)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*